5 dicas para ter um perfil vencedor no LinkedIn

Redes sociais profissionais são o melhor espaço para falar sobre o seu background educacional

As redes sociais se tornaram vitrines nos mais variados aspectos, o que inclui o profissional. Por isso, é comum ver profissionais trabalhando em seus perfis a fim de aumentarem sua visibilidade, atraírem as melhores empresas e melhorarem o networking. Para quem busca uma recolocação no mercado, esse pode ser um bom caminho. Para esse objetivo, o LinkedIn é a melhor rede.

Com o intuito de apresentar a seus alunos e ao público em geral as melhores maneiras de aproveitar as oportunidades que a presença no LinkedIn pode oferecer, o Ibmec promoveu o hangout “Networking 2.0: como ter um perfil campeão no LinkedIn”. Mediada pelo professor Marcelo Minutti, do Ibmec/DF, a atividade contou com a participação de Renata Fontana, Head of Finance and Government do LinkedIn.

“Uma coisa que você precisa ter em mente é que estruturar um perfil campeão é fundamental, mas é importante ter objetivos bem definidos do que você quer alcançar. E, dependendo desses objetivos você vai definir como se descreve, quais características reforça mais. Por exemplo, se você é um profissional procurando desenvolver uma carreira, arranjar um novo emprego, é um objetivo. Se você e um empresário procurando gerar negócios, seu perfil tem outra característica”, destaca o professor Marcelo Minutti.

Com base no bate papo entre o professor do Ibmec/DF e a executiva do LinkedIn, nós elencamos cinco dicas que consideramos essenciais para o propósito de se construir um perfil vencedor na rede social profissional. Confira abaixo:

1 - Fale do seu background educacional

Redes sociais profissionais são o melhor espaço para falar sobre o seu background educacional. Aproveite para mostrar não apenas as escolas e universidade que frequentou, mas cursos extras, atividades paralelas e trabalhos voluntários. Não esqueça de detalhar a experiência. É importante expor as conquistas obtidas, tanto em crescimento profissional quanto em resultados atingidos para a empresa.

Renata diz que é possível ainda ilustrar as experiências com fotos e vídeos. Segundo ela, o LinkedIn é mais que um repositório de currículos, mas um espaço de interação. Faça upload de apresentações, projetos e outras atividades desenvolvidas durante a trajetória acadêmica.

Outro ponto importante ainda dentro desse aspecto: suas referências educacionais precisam ser relevantes e alinhadas com seus propósitos profissionais. Pós-graduações contam muito, pois hoje o mercado tem exigido cada vez mais profissionais especializados. No site do Ibmec/DF você pode conhecer algumas opções de especialização nas áreas de Finanças, Gestão, Contabilidade, Marketing, Administração Pública, Projetos, BPM, Relações Institucionais, e Direito.

2 - Construa seu perfil com foco nas suas ambições

O LinkedIn é um espaço para profissionais e empresas com diferentes objetivos. Alguns estão buscando uma recolocação no mercado, outros desejam fortalecer a própria marca. Há ainda os que procuram melhorar o networking e os que desejam atrair talentos. Em meio a tantas possibilidades, é importante que os que administram o perfil organizem as informações de maneira clara e estruturada. A história que você conta não pode se afastar do que você almeja alcançar. E do que você já vivenciou até o momento. A atualização dos dados e uma participação ativa comentando criando ou replicando conteúdos interessantes e relevantes para o dia a dia do segmento empresarial em que atua são essenciais para que sua experiência e seu dinamismo possam ser comprovados.

3 – Interaja

Em toda rede social, para se ter uma presença orgânica, é necessário haver interação. Simplesmente criar um perfil e deixá-lo lá, sem atividade, é o mesmo que imprimir currículos e sair colando aleatoriamente por aí. No LinkedIn, isso é ainda mais importante. Por se tratar de um espaço para networking profissional, você precisa interagir e criar relações. Mas tenha cuidado, pois esses vínculos não podem ser superficiais. “O comportamento nesse ambiente deve ser interessado e não interesseiro. Para você ocupar os espaços de forma harmônica. Senão você só quer dos outros, mas não contribui para a construção dos outros de sua rede”, destaca o professor Marcelo Minutti.

4 - Reforce suas habilidades

Além do background acadêmico e profissional, o usuário deve saber aproveitar o espaço "skills" para falar de forma mais detalhadas sobre suas habilidades. Esse ponto é importante, especialmente, para aqueles que buscam uma recolocação no mercado. Para os empregadores, esse ponto transmite segurança. Especialmente, se as habilidades estão acompanhadas de recomendações de antigos gestores. A recomendação vem para validar suas competências, lembre-se disso! É interessante ter recomendações de antigos gestores e pares, que em contexto espontâneo, sejam capazes de expressar como é seu comportamento, conhecimento, atitudes e valores no ambiente corporativo. Dessa forma, a credibilidade do seu perfil é fortalecida e você obtém maior relevância.

5 - Escreva artigos

O LinkedIn lançou a funcionalidade no Brasil que permite aos usuários escreverem publicações longas. É importante escolher um bom assunto para discorrer e escrever artigos. Isso atrai seguidores e ajuda a montar um networking forte na rede. A melhor forma de interagir é trabalhar em um conteúdo interessante para quem o segue. Isso pode ser uma referência para a sua rede.

Confira a íntegra do hangout promovido pelo Ibmec/DF: