Sua empresa cresceu muito rápido? Esses 3 pontos podem ajudar sua cultura organizacional

Crescer é bom e toda empresa quer, mas como manter o ritmo sem perder a essência do negócio?

Nos primeiros meses, seu negócio cabia dentro de uma sala 3×4. Depois de um tempo, alguns aprendizados e desafios, aquele espaço começa a ficar pequeno e então você decide que é hora de expandir. Mais do que alugar uma sala maior, em um prédio ou coworking, é hora de ampliar o time e contratar novas pessoas. Aquele bate papo diário com os colaboradores acaba ficando cada vez mais distante à medida que a empresa cresce. E a cultura da sua empresa, em meio a tantas mudanças, fica onde?

Uma das maiores dores dos empreendedores que cresceram muito é sua cultura organizacional. Manter a essência da empresa, os valores e a missão, é uma tarefa extremamente desafiadora. Dentro de um negócio você lida com perfis totalmente diversificados, desde o mais tímido até o mais extrovertido e colocá-los todos na mesma página que você exige não só esforço e paciência, como também acreditar fortemente na sua cultura e demonstrar isso por meio de exemplos e atitudes.

Pensando nisso, a Endeavor, como parte do programa Promessas JPMorgan Chase Foundation, separou alguns aprendizados que podem te ajudar nessa jornada:

  • Colaboradores: seu maior bem

Não adianta apenas ter a missão e visão da empresa espalhados pelos corredores do seu escritório, a cultura organizacional de uma empresa vai muito além disso. Na verdade, seus colaboradores absorvem a essência do seu negócio nos pequenos detalhes. Ou seja: no seu dia a dia.

Vamos imaginar que você é dono de um restaurante. Um dos seus valores é o foco no cliente, tentando sempre superar as expectativas deles em relação ao atendimento. Para que isso aconteça, você precisa ter uma equipe totalmente disposta a ajudar seus clientes, independentemente da situação. A questão aqui é que, garçons, os funcionáros que têm contato direto com o seu cliente final, podem não estar se sentindo valorizados. E isso impacta diretamente no modo como lidam com problemas e até mesmo em como tratam seus clientes.

Ué, mas o que isso tem a ver com cultura organizacional? Na verdade, tudo!

OUVIR AS DORES DOS SEUS COLABORADORES, QUAIS SEUS MAIORES DESAFIOS E ACERTOS, FAZ COM QUE ELES PERCEBAM QUE A EMPRESA, DE FATO, SE PREOCUPA.

Eles vão vivenciar, diariamente, esse cuidado com o seu bem estar e sua opinião e vão refletir isso em seu modo de agir. Por isso, para atingir o seu grande objetivo de foco no cliente, primeiro, temos que dar dois passos para trás e focar em quem mais precisa da sua atenção: seus colaboradores.

  • Contrate as pessoas certas para o seu negócio

Uma das tarefas mais difíceis para um empreendedor é a hora da contratação. E, por mais que não pareça, mesmo que você esteja preenchendo uma vaga na base da sua empresa, ela pode fazer toda a diferença. Voltemos ao exemplo do restaurante:

Imagine que você está procurando por um novo chefe de cozinha. Além de saber cozinhar muito bem, você define que essa pessoa também tem que saber trabalhar em equipe, afinal, ela estará lidando diariamente com sua equipe de serviço. Então, você inicia o processo de seleção, conversa com muitos candidatos e reduz uma lista gigantesca a duas pessoas. Um profissional extremamente renomado, mas com uma personalidade individualista, e um novo chefe, com menos experiência, mas que está acostumado a lidar com pessoas.

O que muitas empresas fazem, em casos como esse, é contratar o profissional com mais experiência, independente da sua personalidade e valores. Em uma primeira análise, essas diferenças não parecem importar tanto, mas, à medida que o tempo passa, o ambiente de trabalho pode se tornar o oposto do esperado. Lembra o que falamos de dar o exemplo? É exatamente isso.

PODE PARECER CLICHÊ, MAS CONTRATAR AQUELAS PESSOAS QUE TÊM COM BRILHO NO OLHA E ACREDITAM, DE FATO, NA MISSÃO DA SUA EMPRESA MUDA MUITA COISA.

Por isso, sempre que possível, traga para dentro da sua empresa colaboradores que pensam como líderes e que possam se desenvolver cada vez mais com base nos valores do seu negócio. É melhor ter uma pessoa em sua equipe que pode aprender do que alguém que sabe muito, mas vai totalmente contra os valores da sua empresa. Sabemos que isso não é fácil, mas, com certeza, faz toda a diferença.

  • Os colaboradores crescem junto com a empresa

Se a sua empresa está crescendo, seus funcionários também devem ir pelo mesmo caminho. Uma das melhores formas para fazer isso são os reconhecimentos e treinamentos. Além da valorização dos resultados apresentados pelos colaboradores, parabenizar e reconhecer as pequenas ações do dia a dia que refletem os valores e princípios do negócio é de extrema importância.

Aqui não estamos falando apenas de uma remuneração variável ao final do mês quando as metas são batidas, mas sim de um verdadeiro reconhecimento pessoal. Seja por uma conversa elogiando o trabalho que determinado colaborador está realizando ou em uma comemoração com os maiores destaques dos projetos ativos. Lembre-se: todas as suas ações devem refletir seus valores e missão até mesmo o reconhecimento dos seus colaboradores.

Valores e princípios movem pessoas. Você já pensou se seus colaboradores nutrem algum plano de carreira? Por menor que seja o seu papel dentro da empresa, ele com certeza pode fazer a diferença. Uma das melhores formas de tornar esse sentimento tangível é criando um case de alguém que cresceu dentro da suaempresa, incentivando outros funcionários a também sonharem grande.

Sua empresa tem que ter visão e missão, algo para mover os funcionários. Para ajudar com isso, você pode criar mecanismos de treinamento e seleção que ajudem as pessoas a saírem do bridge e ter um papo sobre gestão de pessoas ou técnica de gestão. E não estamos falando de extensos cursos, reuniões semanais podem ser uma ótima alternativa.

Uma empresa é feita por colaboradores. Por mais que qualquer tipo de negócio precise de clientes para crescer cada vez mais, são os funcionários que movem todos os mecanismos dentro da organização e carregam a sua essência para fora do mundo corporativo.