Como os empreendedores de alto crescimento resolvem problemas complexos?

Existem dois tipos de pessoas no mundo. Aquelas que acreditam que a realidade já tem todas as respostas e aquelas que olham ao redor e se perguntam: o que nós ainda não enxergamos?

enxergamos?

Peter Thiel, no livro De Zero a Um, nos provoca a seguir por esse segundo caminho, completamente desconhecido e pouco explorado. Sair em busca dos segredos que nos cercam.

Os segredos são o meio do caminho entre as convenções e os mistérios. Enquanto as convenções são as respostas que encontramos quando chegamos ao mundo — a gravidade, o mapa-múndi e a gramática, por exemplo — os mistérios são as perguntas que parecem impossíveis de serem respondidas pela humanidade — como a existência de vida em outros planetas.

Entre esses dois extremos, vive um outro tipo de pergunta. Essas são as questões difíceis de serem respondidas, mas não impossíveis. Exigem de nós enxergar uma verdade que poucos conseguem ver, pensar o que ninguém antes pensou e acreditar que somos capazes de realizar milagres. Milagres que se tornam reais quando criamos e recriamos tecnologia.

A tecnologia alarga o potencial humano e, por isso, cria o que parecia impossível.

Thiel comenta em seu livro que:

“Os Homens não decidem o que vão construir escolhendo as opções disponíveis em um catálogo cósmico; em vez disso, ao criar novas tecnologias, nós reescrevemos o mundo como ele é.”

Na prática, são poucos os que se dedicam inteiramente a descobrir algo inédito. São empreendedores de alto crescimento como Marcos Santos, da Aquarela, Christian De Cico, da Arquivei, Matthew Kligerman, da Escale, Kleber Bacili da Sensedia e Luís Novo, do Skore, acelerados no programa Radar Santander, em parceria com a Endeavor.

Diferente desses empreendedores, a maioria das pessoas vive como se não existissem mais segredos no mundo. Isso porque cada descoberta provoca o efeito contrário: quanto mais você revela novos segredos, menos acredita que existem outros a serem descobertos.

Então, o que nos leva a acreditar que o mundo já está pronto?

Peter Thiel acredita que essa crença nossa, enraizada ao longo do tempo, de que todas as respostas já foram encontradas começa muito antes: na aula de geografia da escola. O mapa-múndi que conhecemos não tem mais nenhum espaço em branco. Se nós tivéssemos nascido no século XVI, metade do planeta seria completamente desconhecido.

Hoje, todo o planeta está ao alcance de uma busca do Google Earth. Fica muito mais difícil descobrir algo, quando o planeta inteiro já foi escaneado pelos satélites.

Porém, mesmo com tantos mapas já desenhados, Uri Levine decidiu começar um do zero. Se uma rua fosse bloqueada, uma árvore caísse ou o trânsito na via principal estivesse intenso, esse mapa seria atualizado em tempo real. Assim nasceu o Waze.

Durante três anos, ele mapeou as ruas de Tel Aviv, usando o GPS no celular de alguns usuários para desbravar o território.

Se ele acreditasse que não era possível reinventar os mapas do jeito que conhecíamos, o Waze não existiria

Quando o primeiro mapa estava desenhado, foi questão de tempo para ganhar escala e torná-lo acessível ao mundo inteiro, chegando em 50 milhões de usuários em menos de 4 anos.

A verdade que poucos enxergam — e que talvez seja o segredo sobre os segredos — é que ainda existem milhares de fenômenos e negócios a serem descobertos, mas eles só se revelarão àqueles que, de verdade, se dedicarem a persegui-los.

Hoje, por exemplo, a Escale está provando que é possível criar uma nova cultura de relação entre Marketing e Vendas para funcionarem de forma integrada, unindo o on e o off para melhorar a conversão de vendas. Já a Arquivei mostra que existe um modo mais eficiente de armazenar e gerir Notas Fiscais e documentos.

Enquanto a Aquarela usa o que existe de mais inovador em inteligência artificial para criar projetos de alta complexidade em Data Analytics; o Skore abraça o desafio de organizar todo o conhecimento de uma empresa e a Sensedia está transformando as experiências digitais, influenciando o ecossistema mobile no Brasil — uma API de cada vez.

Se você, empreendedor(a), deseja seguir esse caminho, comece por uma pergunta simples: que companhia de muito valor ninguém ainda está construindo?

Toda resposta que você encontrar vai te levar a descobrir um novo segredo: algo que é importante, mas desconhecido para a maioria das pessoas. Difícil, mas possível de ser realizado. E o que você vai descobrir em seguida é extraordinário: se existem muitos segredos no mundo, provavelmente ainda existem muitas empresas inovadoras esperando por um empreendedor para trazê-las ao mundo.

Sim, existem dois tipos de pessoas no mundo. Qual delas você quer ser?